Reduzir os custos é uma das práticas mais importantes para o contador expandir os negócios, melhorar a prestação de serviços e sobressair no mercado contábil.

No entanto, não é uma tarefa simples. Isso porque os escritórios têm uma série de despesas mensais, e precisam investir constantemente em tecnologia e capacitação para atualizar a equipe e manter os negócios competitivos.

Por isso que, para ajudar nesse desafio, preparamos este post mostrando como exatamente uma franquia de contabilidade pode reduzir custos, gerar mais economia e destacar cada vez mais o escritório contábil.

Preparado para modernizar a sua marca e aumentar os lucros de uma vez por todas? Então, vamos lá! 

Por que reduzir custos no escritório?

De acordo com a Coordenadoria de Registro do Conselho Federal de Contabilidade, existem 73.610 empresas contábeis e 519.673 profissionais ativos no mercado. Com um número tão grande de empresas e profissionais desempenhando o mesmo serviço, será que realmente é possível se destacar no mercado contábil

Por mais que seja difícil de acreditar, nossa resposta é: “Sim, é possível!” 

Mas, para que isso ocorra, o contador precisa buscar formas de aumentar a sua competitividade. E reduzir os custos é uma das principais soluções. 

Ao reduzir custos, o profissional contábil consegue gerar mais economia e levantar mais recursos para investir na equipe e infraestrutura. E isso contribui para deixar o seu negócio mais competitivo.

Além da redução de despesas, o corte dos custos também é uma estratégia para aumentar a margem de lucro sobre os produtos e serviços. O que traz maior retorno para o profissional.

Principais custos de um escritório contábil

São muitos os custos dentro do escritório contábil. Por isso, abaixo listamos os principais para que você consiga ter um norte na hora de traçar um plano de ação para reduzir essas despesas. 

  • Aluguel: dependendo do ponto escolhido para montar o escritório contábil, o aluguel pode se tornar uma das despesas mensais mais custosas para o contador. Sabe aquela sala no centro da cidade, com espaço para estacionamento e perto de bancos e tabelionatos? Então, o valor desse aluguel pode pesar bastante no orçamento;
  • Cursos e treinamento da equipe: quanto mais conhecimento técnico a equipe tiver, mais facilidade terá para realizar as entregas e desenvolver suas funções. Por isso, investir em cursos e treinamentos constantemente é outro gasto que pode pesar bastante no orçamento mensal do contador;
  • Novas contratações: além de investir na qualificação da equipe interna, o contador não pode esquecer que precisa atrair novos talentos para compor o seu time. Afinal, é por meio das contratações que vai adquirir novas skills e ter mais pessoal para atender o cliente; 
  • Folha de pagamento: na folha de pagamento estão incluídos todos os gastos com colaboradores: INSS, FGTS, valor das comissões, participação de lucros, desconto do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte), enfim. É muita coisa, e essa é uma obrigatoriedade mensal. Dependendo do número de integrantes, o valor da folha pode superar facilmente o valor do aluguel;
  • Infraestrutura de TI: o escritório contábil também deve investir nas tecnologias que serão utilizadas por cada um dos integrantes. Hardwares e software são ferramentas essenciais que ajudam a aumentar a produtividade, otimizar processos burocráticos e até melhorar o atendimento ao cliente. 

Como o escritório pode reduzir os custos

Diante de todos esses gastos, muitos contadores podem pensar: “Reduzir os custos do escritório contábil é impossível!” No entanto, existe uma solução bastante simples e que pode resolver o problema: a franquia de contabilidade. 

Ao investir nesse modelo de negócio, o contador consegue economizar porque o escritório franqueador já oferece tudo que é necessário para o profissional contábil desempenhar os serviços. 

Não acredita? Dê só uma olhada!

Na franquia de contabilidade, o franqueado tem acesso a uma equipe especializada em contábil, fiscal e financeiro, e que pode ajudá-lo desde o desempenho das atividades rotineiras até o atendimento ao cliente. Ou seja, não precisa investir tanto em treinamento ou cursos externos.

O contador também consegue economizar com a infraestrutura de TI, pois recebe ferramentas tecnológicas especialmente selecionadas pelo próprio franqueador. Sabe aquela mensalidade para usar um programa contábil? O profissional fica livre disso porque a franquia entrega uma solução e o valor já está incluso no pacote. 

Além disso, o profissional também tem todo suporte necessário quanto às questões de marketing, publicidade, assessoria de imprensa, sites e e-mail. Ou seja, não precisa mais depender de terceiros ou contratar uma empresa de fora para realizar o serviço.

Fora isso, o contador também consegue usar a franquia de contabilidade para aumentar a sua receita consideravelmente. Afinal, a modalidade de negócio garante mais tempo e disponibilidade para o franqueado e a sua equipe focarem na gestão dos negócios e, claro, captação de clientes.

E se tudo isso já não fosse o bastante, vale mencionar que a empresa franqueadora já possui reconhecimento e experiência no mercado contábil. Então, o contador pode usar a mesma marca para transmitir confiança e credibilidade a todos os clientes. 

A franquia de contabilidade nada mais é do que uma facilitadora para o seu escritório contábil desempenhar serviços de qualidade, garantir maior retorno sobre os investimentos e gerar mais economia. E que contador não quer ter acesso a todos esses benefícios? 
Fale com a equipe da Gestão e descubra, na prática, como a franquia de contabilidade pode ajudar o seu escritório!