Você já deve ter lido aqui em nosso blog sobre esse modelo de negócio que vem crescendo exponencialmente no mercado: franquia de contabilidade. A modalidade oferece uma bela oportunidade a quem deseja abrir o seu próprio negócio, afinal não requer que o profissional injete uma grande quantia de dinheiro.
O mercado de franquias movimentou o valor de R$38,7 bilhões, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising, no primeiro trimestre de 2018. Um crescimento de 5,1% em relação ao mesmo período no ano anterior. E, claro que, quando se trata de rentabilidade, o setor contábil não poderia ficar de fora.
Quer saber como a franquia de contabilidade ajuda a flexibilizar os investimentos? Separamos em tópicos todos os detalhes para você entender porque este modelo de negócio pode gerar mais economia. Aproveite!
Qual a diferença entre a franquia de contabilidade e um escritório contábil?
Abrir um escritório próprio de contabilidade do zero não é uma tarefa fácil. Do jeito que as coisas andam hoje e com um mercado tão competitivo, começar um negócio sem experiência pode ser extremamente desafiador..
Além disso, os custos de um escritório contábil podem ser bem maiores do que uma franquia de contabilidade. Isso porque o contador vai precisar de toda a estrutura de um espaço físico, funcionários, e capital de giro para manter o negócio. Não só isso, contratar um software para automatizar os processos, equipamentos e inclusive o marketing.
Na ponta do lápis, tudo fica muito caro, certo?
E você deve ter em mente que por ser um negócio novo, vai levar um tempo para o contador se consolidar no mercado. Estamos falando, muitas vezes, de anos, para construir uma marca e conquistar a confiança dos clientes.
Em contrapartida, a franquia de contabilidade vem para desmistificar esse modelo “engessado” de escritório contábil. Não é mais sobre papelada, processos burocráticos, gerenciamento de finanças e serviços de contabilidade. É sobre otimizar as tarefas burocráticas para garantir tempo e disponibilidade para atender o cliente. E mais, ter tempo também para desempenhar um papel mais consultivo.
A franquia para contadores vem para revolucionar o mercado da contabilidade.
Atualmente, oferecer só um serviço contábil tradicional é considerado um tiro no pé para quem quer competir em um mercado tão exigente. Investir em tecnologias para ser mais eficiente nas rotinas de escrituração contábil e fiscal, gestão trabalhista e previdenciária é um requisito básico.
E para ter um negócio com tudo isso que citamos acima, você não precisa de muito. Apenas de um computador, internet, uma sala de reunião (não precisa ser fixa) e o capital é bastante reduzido em relação ao escritório contábil tradicional.
No modelo franquia de gestão, por exemplo, não é necessário custos com instalações robustas nem com funcionários. O investimento, além da taxa de franquia, será em internet e um computador.
Além disso, o modelo de franquias conta com uma marca já consolidada no mercado. Ao passo que, ao abrir um negócio próprio requer investimento pesado em marketing para que a marca ganhe visibilidade e posicionamento. Nas franquias essa etapa já se encontra bem adiantada. Um gasto a menos!
Ao investir em franquia de contabilidade, o empreendedor já terá uma marca conhecida pelo público e que já transmite maior credibilidade, profissionalismo e confiança, agilizando o processo de crescimento do negócio.
E não para por aí. O empresário não terá custos com o desenvolvimento de logotipo, layout de escritório, investimento na criação de site, entre outros, porque tudo isso já está incluso no pacote de quem contrata uma franquia.
Como funciona a franquia de contabilidade
Você já sabe como funciona uma franquia, certo? Aqueles modelos de negócio que já vêm prontos para serem executados, com padrões, estrutura entre outras características preestabelecidas. Como, por exemplo, as franquias dos restaurantes que são bem famosas, como Habib’s, Giraffas, China in Box, entre muitos outros.
Pois bem, com a contabilidade também acontece o mesmo. Abrir uma franquia é como virar sócio em um negócio que já existe e já é reconhecido pelo público. O que é ótimo! Porque diminui muito as chances de algo dar errado e o retorno do investimento pode chegar bem mais rápido.
São várias as vantagens de investir em uma franquia de contabilidade. Dentre elas, podemos citar:
- Segurança e estabilidade de uma marca consolidada no mercado;
- Com a franquia, o seu negócio não começa do zero;
- Você não estará sozinho. Terá ajuda especializada sempre que precisar;
- Estrutura de baixo custo;
- Menos burocracia e mais tempo para atender e prospectar clientes;
- Total suporte na implantação da unidade, desde a escolha do ponto até o projeto arquitetônico;
- Suporte em marketing, com material de propaganda e publicidade, assessoria de imprensa, site e e-mail;
- Assessoria em gestão da qualidade, como na adoção de processos ISO;
- Auxílio administrativo: planejamento estratégico, gestão da produtividade, sistema de gestão, política de vendas e de cobrança, entre outros;
- Tecnologia adequada ao seu dia a dia;
- Toda a parte operacional fica por conta de uma equipe contratada e mantida pelo próprio franqueador.;
Tudo isso que falamos acima, irá sem dúvidas, fazer com que você economize e tenha lucros mais rapidamente.
Gestão: parceira certa para franquia de contabilidade
A Gestão Contabilidade é uma empresa consultiva e digital presente no mercado desde 2002. Temos a tecnologia como a nossa maior aliada para oferecer o suporte necessário para automatizar burocracias, simplificar processos repetitivos e aumentar a produtividade de fato. Com isso, conseguimos entregar aos nossos clientes análise estratégica e contabilidade orientada a dados para acelerar os resultados.
A Gestão Contabilidade possui um time experiente e competente, que pode te atender de qualquer lugar do Brasil e do mundo para mudar o modelo do seu negócio. Quer saber mais sobre a franquia de contabilidade da Gestão? Temos um post aqui em nosso blog que explica todos os detalhes.