A maioria dos contadores e administradores recém-formados possui um sonho específico: abrir o seu próprio escritório.
A vontade de empreender é tão, mas tão grande, que muitos não se importam de pedir empréstimos e pagar juros altíssimos para comprar equipamentos novos e investir em infraestrutura.
Mas você sabia que essas não são as únicas coisas com que o profissional recém-formado precisa se preocupar ao entrar no mercado?
O jovem empreendedor precisa cumprir uma série de etapas antes de conseguir atuar no mercado e ter lucro com a atividade. E é exatamente sobre esses pontos que falaremos neste artigo.
Vamos lá?
O que o jovem empreendedor recém-formado precisa fazer?
Montar um escritório contábil do zero é um desafio e tanto. Requer conhecimento, esforço e trabalho contínuo, além de exigir investimentos.
Veja a seguir algumas das principais ações que o jovem empreendedor precisa fazer:
1- Montar um plano de negócios
O plano de negócios é um documento que especifica todas as ações e os investimentos que o profissional recém-formado precisa fazer para montar o seu escritório.
Nesse documento, serão incluídas informações como, por exemplo: modelo de negócio, estratégias de marketing, plano gerencial, plano operacional, plano financeiro, entre outros.
Podemos dizer que o plano de negócio é a estrutura que vai consolidar o escritório como um bom empreendimento. Por isso, precisa estar no topo das prioridades de qualquer jovem empreendedor recém-formado.
2- Fazer pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado consiste em fazer um levantamento sobre o seu nicho de atuação, sua concorrência e principalmente os clientes.
Antes mesmo de abrir o escritório físico, o jovem empreendedor precisa saber se terá demandas e se o investimento trará o retorno esperado. E fazer uma pesquisa de mercado é uma das estratégias mais assertivas para levantar dados e reforçar essa certeza.
3- Estruturar um planejamento financeiro
Outro ponto que precisa ser considerado pelo jovem empreendedor está em fazer um planejamento para organizar todas as finanças.
Qual é o valor inicial para investimento? Quais serão os custos mensais? Quanto o escritório precisa faturar no mês para arcar com todas as despesas?
Fazer esse levantamento é muito importante para o profissional recém-formado se preparar financeiramente e evitar qualquer prejuízo.
4- Escolher o local para montar o escritório
Em qual bairro você pretende abrir o seu escritório? É uma localidade segura e de fácil acesso aos colaboradores e clientes?
Escolher o local para montar o escritório também é uma etapa que requer bastante atenção do jovem empreendedor porque é essa localização que contribuirá para a visibilidade da marca.
5- Pensar no visual da marca
Que profissional quer ver a sua marca passar despercebida aos olhos do cliente? Nenhum!
O visual da marca é tão importante quanto escolher o local para montar o escritório, porque será a primeira coisa que o cliente analisará antes de entrar em contato com a equipe. Assim sendo, a imagem da marca precisa estar alinhada com a personalidade e os objetivos da empresa, além de ser memorável ao público.
6- Selecionar uma boa equipe
A equipe de colaboradores será responsável por atender o cliente e realizar todas as tarefas operacionais. Isso significa que o jovem empreendedor precisa selecionar um time que realmente entende do nicho de atuação e domina as atividades.
Não só isso, que sabe se comunicar adequadamente com as pessoas para garantir um ambiente de trabalho harmonioso e uma boa receptividade ao cliente.
7- Abrir o CNPJ
Além de montar um plano de negócios, fazer pesquisa de mercado, estruturar um planejamento financeiro, escolher o local para montar o escritório, pensar no visual da marca e montar uma boa equipe, não podemos esquecer da parte burocrática. O jovem empreendedor também precisa abrir o CNPJ, encaminhar o registro do escritório, entre outros procedimentos.
8- Padronizar tarefas
Como vai funcionar a execução das atividades? Onde os documentos serão arquivados? Quais serão as pessoas responsáveis em cada função? Como deve ser realizado o contato com o cliente, o recebimento das notas fiscais e o envio das guias?
Padronizar tarefas é muito importante para garantir que todas as atividades dentro do escritório sejam realizadas corretamente. Também, para que a equipe interna saiba exatamente quais processos precisam ser concluídos no mês.
9- Captar clientes
Não adianta o jovem empreendedor abrir o seu escritório no centro da cidade, contratar uma equipe top e ter apenas ferramentas de ponta, se não tiver uma boa carteira de clientes.
São os clientes que trarão o faturamento para dentro da empresa, então o profissional precisa estar em constante movimento para captar clientes e fidelizá-los.
10 – Elaborar estratégias de marketing
Como os potenciais clientes chegarão até ao seu escritório? Como eles conhecerão o seu trabalho e como terão certeza que podem confiar em seus serviços?
Elaborar estratégias de marketing assertivas é outro ponto que precisa estar na lista de tarefas do jovem empreendedor que quer entrar no mercado e ter sucesso.
11- Treinar os colaboradores
Quem atua no mercado contábil sabe que o nicho está mudando regularmente e que a equipe precisa se manter atualizada para executar todas as funções conforme o protocolo.
Assim sendo, o jovem empreendedor não pode esquecer de investir em treinamentos para capacitar todo o time interno e deixá-lo realmente afiado para prestar um bom serviço ao cliente.
12- Investir nas tecnologias certas
Antigamente, os profissionais não tinham opção a não ser realizar todas as tarefas manualmente. O ponto é que, com a transformação digital, depender de processos ultrapassados se tornou arriscado demais.
Cada dia que passa surgem tecnologias novas e modelos de negócios mais efetivos. Então, se o jovem empreendedor realmente quer entrar no mercado e ter sucesso na sua atuação, precisa ter o apoio das tecnologias certas para entregar um serviço de qualidade e satisfatório ao novo perfil de cliente.
Como podemos ver, entrar no mercado é mais desafiador do que parece. É preciso realizar uma série de etapas para fazer o negócio acontecer e criar uma boa base para ter sucesso.
Depois que se deparam com os pontos acima, e vivenciam isso na prática, muitos profissionais se frustram e até mesmo desistem do sonho de ter o próprio escritório. No entanto, existe uma forma bastante simples do jovem empreendedor superar os desafios de abrir um negócio do zero e eliminar a parte burocrática. Quer saber como? Então leia nosso post “Pegue um atalho para o sucesso com a franquia contabilidade!