A área contábil passa por mudanças constantes e exige que os profissionais estejam preparados.
Tendo em vista que os clientes podem investir em criptoativos, a situação pode se tornar ainda mais complicada para o contador, pois as normas desse mercado podem mudar a qualquer momento e de acordo com a popularização das moedas.
Os profissionais contábeis atuam em diferentes ramos, e é comum vê-los atuando na apuração de impostos, folha de pagamento, controladoria, perícia, entre outros. Mas, caso se deparem com um ou mais clientes que investem em moedas digitais, como fica a situação?
Nem todos os contadores são especialistas no assunto ou acompanham o mercado de criptoativos. Por isso, a melhor opção para não cometerem erros ao fazer a declaração das moedas está na franquia de contabilidade.
Quer saber mais como a franquia pode ajudar o contador quando o assunto é criptoativos? Então continue com a gente!
Quais são as leis aplicadas nas moedas digitais?
Em 2021, a Receita Federal desenvolveu códigos específicos para aplicar na Declaração de Imposto de Renda (IR), definindo particularidades entre bitcoin, altcoins e stablecoins.
Para o Governo, as moedas digitais funcionam como quaisquer outros ativos financeiros. Por isso, a declaração desses ativos passou a ser obrigatória para todos os investidores que já compraram (ou pretendem comprar) bitcoins ou outras modalidades de criptomoedas.
O cliente que investe nas moedas digitais também precisa declarar o ganho de capital para os valores que ultrapassem R$ 35 mil mensais, seja em negociações ou alienações. As medidas estão em vigor desde agosto de 2019, de acordo com a Instrução Normativa 1.888.
A legislação já estabeleceu algumas regras, mas é fato que o tópico criptoativos ainda é novo e que muita coisa ainda precisa ser acertada.
Para o contador, sendo responsável pela declaração desses ativos, isso significa só uma coisa: que é preciso se manter atento a todas as novidades para saber como instruir o cliente que investe em criptos e ajudá-lo a ficar dentro das leis.
Claro que, com tantas responsabilidades, pode ser difícil para o profissional contábil acompanhar todas as mudanças que acontecem no mercado de criptomoedas. Mas, nesse caso, nós temos uma solução: a franquia de contabilidade.
Como a franquia de contabilidade pode ajudar quando o assunto é criptomoedas?
Se você ainda não sabe como uma franquia de contabilidade pode ajudar quando o assunto é criptoativos, fique tranquilo. Abaixo nós vamos explicar em mais detalhes como funciona…
A franquia de contabilidade nada mais é do que um modelo de negócio que concede ao contador o direito de usar a marca de um escritório contábil com reconhecimento e experiência no mercado.
Quando investe em uma franquia, o profissional consegue ter todo o suporte necessário para abrir a sua empresa, desempenhar as funções do setor e, claro, esclarecer dúvidas relacionadas à contabilidade, finanças, gestão e, inclusive, ao mercado financeiro.
Na franqueadora já existem profissionais preparados e que acompanham de perto todas as novidades e mudanças que impactam o setor. Por isso, se um ou mais clientes investem em criptoativos, o contador pode recorrer à equipe da franquia para esclarecer dúvidas sobre esses ativos e auxiliar na declaração sempre que preciso.
Onde encontrar uma franquia de contabilidade?
A Gestão Contabilidade trabalha com o modelo de franquia de contabilidade e oferece a você, contador, todo o suporte necessário para auxiliar o cliente investidor de criptomoedas.
Com a nossa equipe, você ganha mais tempo para atender os clientes de maneira consultiva, e ainda consegue mais disponibilidade para focar na gestão dos negócios.
Segundo um levantamento feito pela Hashdex, maior gestora de criptos da América Latina, o Brasil registrou um crescimento de 1.266% no número de investidores alocados em fundos e ETFs de criptoativos em 2021. E adivinhe só, a tendência é que esse número cresça cada vez mais à medida que as moedas ganhem popularidade.
Para atender esse grande número de investidores, será preciso um grande número de profissionais contábeis. E esses contadores precisam estar preparados para conseguir atender esses clientes da melhor forma possível.
A Gestão entende a necessidade de acompanhar as mudanças, e justamente por isso investe em tecnologias e treinamentos para qualificar toda a equipe. Se você quer contar com um time ágil e disposto a ajudar quando o assunto é criptoativos, você precisa contar com a franquia de contabilidade da Gestão.
Fale com a nossa equipe e conheça a franquia de contabilidade da Gestão na prática!