Você já tem um escritório, mas a ideia de mudar o modelo de negócio para o de uma franquia contábil anda passando pela sua cabeça. Não é de se estranhar já que em 2019 esse mercado deve crescer 2,8%, de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Hoje, no Brasil, existem 557 marcas que operam como franquias. Destas, mais de 79% são microempresas.

A crise motivou muitos trabalhadores que se viram sem oportunidade a criarem a própria chance de ganhar dinheiro e conquistar a independência financeira. Você é um pouco diferente deles, afinal quer espantar o marasmo e passar a ver a sua profissão de forma mais leve.

Os motivos que levam a ver a contabilidade como franquia tem tanto fundamento profissional quanto pessoal. E é assim que a verdadeira mudança começa a acontecer!

Mas antes de se decidir e iniciar a transição para uma franquia contábil é preciso planejamento. Por isso, vamos dar a você 9 dicas para refletir e executar esse projeto em 2019.

1 – Entender e diferenciar os modelos de franquia contábil

O modelo de franquia tradicional é aquele em que você deve seguir várias regras para montar um negócio, desde processos à infraestrutura, ferramentas ou materiais necessários.

Mas o crescimento do mercado tem levado ao desenvolvimento de alternativas com rentabilidades mais fáceis de conquistar. É o caso da franquia de gestão. Nesse modelo, não é necessário ter uma estrutura de escritório nem manter uma equipe.

E como seria esse ambiente?

Na franquia de gestão é possível trabalhar de casa ou até de um coworking. Essas salas compartilhadas com outras empresas vêm crescendo como modelo de negócio no Brasil e apresentam uma oportunidade de mostrar seu trabalho a outros empresários. Em 2018 foram contabilizados 1.194 espaços de trabalho remoto.

Essa mudança do tradicional para uma nova forma de franquear na contabilidade gera redução de custos e simplicidade. Isso porque você também não precisa lidar com o operacional e fica responsável pelo relacionamento estratégico com o cliente e novos consumidores.

2 – Calcular o investimento

Antes de começar, você deve calcular o quanto investiria em cada modelo. Vamos compará-los:

Na tradicional:

  • Pagamento da franquia;
  • Licença mensal;
  • Investimento em infraestrutura;
  • Contratação de equipe;
  • Despesas mensais (água, luz, telefone).

Na franquia de gestão:

  • Pagamento da franquia;
  • Licença mensal;
  • Investimento em sala de coworking ou Home Office;

Pondere: Quantos clientes você tem hoje? Eles confiam em você pelo seu trabalho ou essa confiança depende da estrutura do escritório? Quantas vezes eles lhe visitam? Resolvem assuntos mais pelo telefone do que presencialmente?

3 – Avaliar o COF

COF significa Circular de Oferta de Franquia. Ela serve para evidenciar tudo o que a franqueadora oferecerá e como o franqueado será beneficiado. Além disso, é um documento em que os caminhos para estabelecimento do negócio ficam definidos.

Avalie se no COF constam:

  • Quais formas de suporte o franqueador oferece para o franqueado ter sucesso no negócio;
  • Presença de balanços financeiros;
  • Quais são os valores de investimento e de taxas;
  • Projetos de layout e infraestrutura (no caso do modelo tradicional);
  • Suporte com ferramentas e sistemas de gestão;
  • Indicação de empresas e materiais para realização de reformas ou construção (no caso do modelo tradicional).

A lei obriga a franqueadora a fornecer o COF. Então, não dispense avaliar esse documento que será fornecido assim que preencher o cadastro de interesse de franquia contábil.

4 – Manter o capital de giro

Como qualquer empresa, seu novo projeto de franquia contábil deverá ter um capital de giro próprio. Esse valor que não está empenhado em nenhuma etapa de execução é a garantia de que o início será controlado e de que você não ficará enforcado. Afinal, precisa fazer uma transição segura do escritório para a franquia.

5 – Propor novas ofertas e serviços

Verifique se a franquia não vai engessar você. Existem algumas tão fechadas que não oferecem a possibilidade de criar ofertas e serviços diferenciados, que ajudam a conquistar novos clientes.

6 – Sobrar tempo para prospectar novos clientes

Muitas vezes você fica tão ligado à produção do dia a dia e aos prazos que não consegue tirar o olho da tela para pensar em estratégias que mostrem como conquistar novos clientes. Investir em marketing, por exemplo, é algo que faz pouco. Além disso, seu site já está precisando de novos recursos.

Permita à sua marca se desenvolver e aproveite as dicas da franqueadora para conhecer formas de prospecção que estão distantes da sua prática. Avalie se esse tipo de acompanhamento está presente no COF, por exemplo.

Além de tudo isso, tenha a certeza de que o operacional não roubará tempo que você deveria dedicar ao cliente!

7 – Ganhar dinheiro com consultoria contábil e financeira

Parece que você já faz isso hoje, afinal tem um escritório já estabelecido. Mas ser um consultor contábil vai além das tarefas e dicas do dia a dia. Tem a ver com proximidade e confiança em relação ao cliente. E não dá para conquistar esse relacionamento sem investir tempo nele.

Por isso, o operacional é, sim, a única coisa que impede você de realmente ganhar dinheiro com consultoria contábil e financeira.

8 – Investir em relacionamento

Diminuindo o foco no operacional você já investirá em relacionamento. Certo? Resta avaliar como você fará isso, se por meio de uma franquia tradicional com uma equipe completa ou de uma de gestão, na qual os operadores resolvem as questões do dia a dia e você foca em consultoria e relacionamento.

9 – Calcular o ROI

Por fim, mas não menos importante, está o cálculo do ROI (Return of Investment). Saber quando o investimento se pagará é fundamental para tomar uma decisão. É claro que você sabe que quanto menor o investimento, mais rápido será para ver o dinheiro colocado no novo negócio, voltar para a empresa.

A franquia de gestão tende a apresentar um ROI bastante vantajoso: é possível pagar o investimento tendo apenas um cliente.

Ou seja, na franquia de gestão, você pode planejar tudo isso que mostramos aqui e propor a um de seus clientes esse novo modelo de processos e atendimento. Assim, consegue dar o próximo passo na avaliação da rentabilidade.

Mas migrar para a franquia tradicional exigirá um pouco mais de fôlego e dedicação. Talvez não seja isso que você procura, já que espera conquistar a independência financeira e tempo de qualidade para curtir as conquistas que já teve ao longo da carreira.