Quando sua cabeça está imersa em problemas, muitas vezes banais, é difícil reconhecer o quanto o seu negócio tem perdido valor. Seja pelo crescente avanço tecnológico ou pelas mudanças no sistema fiscal e tributário brasileiro, sua confiança no escritório tem sido minada por situações que fogem ao controle. Você nem consegue analisar alternativas como um sistema de contabilidade ou uma  franquia para contador.

Já parou para pensar que o seu negócio tem sido vítima de excessos operacionais?

Isso prejudica o atendimento ao cliente e o rendimento do negócio. Ao transformar a contabilidade em franquia é possível mudar essa perspectiva e atuar na fidelização dos empreendedores.  

Neste checklist, você descobre se esse é o caso do seu escritório. São 10 sintomas de “intoxicação operacional” que podem comprometer o relacionamento ativo com o cliente.

Conheça todos eles e saiba como a ajuda de uma franquia de contabilidade pode ser útil!

1- Você nunca tira férias

O ano passa rapidamente, você trabalha mais de 8 horas por dia (e em alguns finais de semana) e não consegue pegar ao menos 15 dias de férias consecutivos? Se você parar para pensar, a situação só piora: já faz alguns anos que não consegue se desligar um pouco das atividades operacionais e mesmo assim não encontra tempo para atender bem o cliente.

Esse é o primeiro sinal de alerta de que é preciso fazer uma pausa, refletir sobre a sua atuação no escritório e considerar a possibilidade de buscar o apoio de uma franquia para contadores.

2- O início de todo ano é pesado

Você nem se importa muito com as celebrações do final do ano porque já sabe que terá muito trabalho a fazer alguns dias depois. Nos primeiros dias de janeiro já precisa retomar as atividades para fazer o encerramento dos balanços e início das demonstrações contábeis.

Quanto mais clientes tem no escritório, maior é o seu trabalho. Isso faz você pensar se realmente vale à pena se dedicar à captação de mais empresas para o negócio, pois não tem certeza se dará conta de todas as atividades.

3- Os desafios são sempre os mesmos

Depois de alguns anos atuando em um escritório de contabilidade você já “entrou no automático” na hora de realizar as tarefas do dia a dia. O que pode se transformar em um risco caso alguma informação ou necessidade fuja do padrão.

Isso ocorre porque os desafios são praticamente os mesmos: notas, balanços, relatórios e declarações. Você sente falta de ter mais tempo para se relacionar com as pessoas, trocar ideias com os clientes e ouvir suas principais dificuldades. Esse é mais um indício de que está na hora de avaliar a possibilidade de transformar a contabilidade em franquia.

4- Os fechamentos de mês sempre apresentam falhas

Você está tão acostumado com a burocracia que já não presta muita atenção nas mudanças da legislação e nos detalhes (aqueles centavos que não batem na hora do fechamento). Apesar de parecerem insignificantes, sabe que eles podem fazer muita diferença na hora da prestação de contas do empreendedor com o Fisco.

Há também os casos em que o próprio cliente reclama que um relatório não está correto ou que os dados do fechamento contábil apresentam erros. Você até entende que ele pode ter razão, mas não sabe como melhorar o serviço com tanta falta de tempo para desenvolver as atividades.Ao buscar o apoio de uma franquia para contadores, por exemplo, é possível direcionar essas demandas operacionais para o parceiro de negócios.

5- Você não consegue conversar com o cliente

A rotina do escritório é tão corrida, em meio aos desafios operacionais, que você não tem mais tempo de agendar visitas aos clientes. O pouco contato que tem é por telefone e as ligações não passam de 5 minutos.

O problema é que os empreendedores querem atenção do contador, seja para esclarecer uma dúvida, buscar auxílio na gestão financeira ou apenas para sentir que o profissional se importa com eles. E diante de tantas operações rotineiras você se esquece de que são os clientes que levam o dinheiro para o escritório.

Esse é um grande risco para o sucesso do negócio. Ser contador é muito mais do que cumprir as tarefas do dia a dia. É preciso ser um consultor para se tornar relevante para o empresário.

É o diferencial no atendimento que favorece a fidelização de clientes e o sucesso do escritório. Por isso, muitos profissionais da área já estão investindo em franquias de contabilidade.

6- O escritório não tem um diferencial no mercado

As atividades operacionais são importantes, afinal, elas fazem parte da legislação. O empreendedor precisa cumprir com todas as exigências para não sofrer com notificações e multas do Fisco.

O contador tem o papel de realizar essas atividades burocráticas, mas ele pode ir além. O grande problema é que, com a falta de tempo, você não consegue oferecer um diferencial para se destacar perante os concorrentes. E isso é um grande risco para a continuidade do negócio.

Ao transformar a contabilidade em franquia você se dedica à gestão de clientes e ao trabalho consultivo. Imagine quantos empreendedores tem dúvidas sobre gestão financeira e todo o auxílio que você pode oferecer nesse sentido. Para tanto, é necessário ter mais atenção às contas da empresa, promover mais reuniões com o cliente e ouvir todas as suas dúvidas.

O trabalho de consultoria demanda muita atenção e dedicação ao cliente, por isso fica muito difícil desempenhar essa atividade se não existe um apoio de uma equipe qualificada.

Uma franquia para contadores focada no operacional funciona de maneira diferente: ela disponibiliza profissionais capacitados para realizar a trabalho rotina fiscal . Isso permite que você tenha tempo para se dedicar ao cliente.

Dessa forma, você consegue levar um diferencial para os clientes com serviços de consultoria contábil, auditoria e orientações sobre gestão. Já imaginou como a sua rentabilidade pode aumentar ?

7- Você perdeu a paixão pela contabilidade (ou nem acredita mais que um dia essa foi a profissão que escolheu para a vida)

Você passou tanto tempo realizando as mesmas atividades que já não se lembra porque escolheu essa profissão. Seria pelo benefício que ela pode proporcionar às empresas ou talvez pelo interesse por leis e números?

A verdade é que a rotina tirou o encanto pelo trabalho e você sabe que precisa de ajuda, só não sabe onde encontrar. Uma franquia de contabilidade que disponibiliza uma equipe experiente para realizar as atividades operacionais diminui esse peso das costas do profissional.

Outra vantagem de buscar esse modelo de parceria é que o contador pode atuar em qualquer lugar, ou seja, em casa, em um coworking ou realizando visitas aos clientes. Ainda é possível se especializar em determinadas áreas para ter mais competitividade no mercado.

Enfim, é preciso sair da rotina para buscar a motivação para as atividades diárias. É por meio dessa atitude que você conseguirá mostrar o seu valor para o mercado.

 fidelização de clientes!